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Tendência dos shopping centers e seus lojistas após a Covid-19

Atuando, fortemente, em vários estados, atualmente, os Shopping Centers já vivenciam o denominado novo normal e, juntamente com seus parceiros lojistas, ampliaram condutas com intuito de proporcionar melhor segurança e experiências aos seus clientes.
Tomados de surpresa pela pandemia do COVID-19, se verificou uma modificação vertiginosa no modo como as pessoas compram e usufruem dos serviços que necessitam e que são oferecidos por estes empreendimentos, ainda que seus clientes expressem desejo no retorno presencial às lojas, evidentemente, lhes assegurando todas as medidas de segurança.
Desta forma, os lojistas que reabrem suas operações estão observando a necessidade e urgência de adotar restrições, que incluem número limitado de clientes, redução dos horários de funcionamento, proibição do uso de provadores, acrescidas de exigências sanitárias que desaguam, inexoravelmente, na adição de custos.. 
É verdadeira a máxima de que as mais severas crises sempre deixam valiosos ensinamentos e a mesma é corroborada quando se denota na reabertura, mesmo que vagarosa destes centros comerciais, assim como outros de modalidades distintas, por certo, irão permanecer tais imposições como integrantes corriqueiras do novo normal para os Shopping Centers.
Não se olvide, ainda, em maior dimensão, de uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o off-line.
A adoção da estratégia omnichannel, que integra lojas físicas, virtuais e compradores continuará em ascensão no mercado de Shopping Centers. Para os empreendimentos que ainda não aderiram ao digital, esta será uma significativa alternativa para garantir, de um lado o atendimento das demandas de consumo, e de outro a complementação do volume necessário de vendas para contribuir na sobrevivência de muitos varejistas.
Esta a razão pela qual, o que já se vê em larga escala, no mercado de Shopping Centers, se faz imperiosa e inadiável remodelação dos métodos e procedimentos dos negócios e da consequente revisão de agir, de forma interligada com seus lojistas, para que na soma de esforços, passam ser atingidas as metas e todos tenham um novo modelo de sucesso.